terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MESTRADO EM HORTICULTURA TROPICAL


A partir do próximo ano, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passará a oferecer mais um curso de pós-graduação: o Mestrado Acadêmico em Horticultura Tropical. O anúncio foi feito na última quarta, 21, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que aprovou a proposta do novo curso durante a 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada de 12 a 16 deste mês, em Brasília.


O novo curso funcionará no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da UFCG, campus de Pombal, vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias (UAGRA) e, segundo o coordenador, professor Anielson Santos, terá como principal objetivo viabilizar pesquisas associadas à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental, no contexto da região semi-árida.

“É uma conquista de expressiva importância para o campus de Pombal, pois permitirá a qualificação de novos profissionais na área de atuação do programa, bem como o aumento da participação de outros professores nos grupos de pesquisas locais”, comemora o professor Roberto Cleiton, diretor do CCTA.

Com o novo mestrado, a UFCG passa a contar com 30 cursos de pós-graduação, sendo 20 de mestrado e 10 de doutorado. Serão oferecidas 12 vagas e três linhas de pesquisa: Proteção de plantas hortícolas, Práticas culturais em sistemas de produção de plantas hortícolas e Manejo de solo e água em sistemas de produção de plantas hortícolas. A previsão é que as atividades tenham início em março do próximo ano.