sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RIGOR E MUITO CRITÉRIO NOS ARTIGOS DA RBS

ATENÇÃO A TODOS - EDITORES DA RBS ALERTAM AUTORES SOBRE METAS DA REVISTA PARA O ANO DE 2012.


 Prezados Autores e Sócios da ABRATES,

O Comitê Editorial da Revista Brasileira de Sementes, após reunião realizada durante o XVII Congresso Brasileiro de Sementes, tomou algumas decisões de interesse de toda a comunidade científica com relação à política editorial da RBS. A RBS recebe a cada ano mais de 200 manuscritos, só sendo possível publicar 80, tanto pelo aspecto financeiro e organizacional, como pelo desejo de melhorar o nível técnico-científico da revista.  Nossa meta é reduzir o número de artigos publicados ainda mais para tentar elevar os índices bibliométricos da nossa revista. 

A RBS está classificada pelo Qualis CAPES como periódico B2 e para alcançar o nível B1, um dos requisitos é de que a revista esteja indexada no ISI.  Para obter tal indexação precisamos elevar o padrão de qualidade das publicações, utilizando estratégias para aumentar a visibilidade dos artigos e elevar o seu fator de impacto (JCR), índice já estabelecido como critério de avaliação das publicações científicas. O fator de impacto ainda é um dos índices mais importantes na avaliação de um periódico e revistas com alto fator de impacto geralmente têm alta reputação no meio científico.

Para atingir a estes objetivos, o Comitê Editorial adotará critérios de relevância mais rigorosos na avaliação preliminar do manuscrito submetido. Entendemos como relevância o interesse da Revista em publicar artigos que tenham base científica sólida, inovação tecnológica, redação pertinente e que estejam rigorosamente formatados de acordo com as normas da revista. Salientamos que a Revista Brasileira de Sementes está interessada em publicar artigos originais que realmente tragam uma contribuição significativa para o avanço da Ciência e não sejam mera reposição de informações já amplamente conhecidas. Manuscritos que envolvam dados ainda preliminares com amostras pouco representativas ou que envolvam a repetição de técnicas consagradas, levantamentos de dados e testes de produtos não serão considerados como por exemplo: definição de condições para a germinação de sementes ou metodologia para teste de tetrazólio utilizando um só lote, avaliação de germinação sob estresse hídrico/salino, teste de produtos para tratamento de sementes, dentre outros. Sugere-se também evitar o fatiamento de artigos. 

Outras estratégias também serão adotadas visando à inserção da RBS no ISI e o aumento do fator de impacto, como: i) tentar reduzir o número de artigos publicados por ano, o que nos obrigará a sermos mais rigorosos (tanto editores como editores associados) no processo de avaliação dos manuscritos submetidos; ii) não aceitar  citações de teses ou dissertações, de resumos publicados em anais de eventos e de artigos de revistas de divulgação (não científicas); iii) aumentar o número de artigos publicados em língua inglesa.

A Comissão Editorial da RBS não poupará esforços para que a RBS seja inserida no rol das revistas indexadas no ISI, com padrão internacional e para isto espera contar com o apoio e o rigor dos revisores e autores de artigos.

Vejam aqui as novas normas para publicação na RBS


Nenhum comentário: