quarta-feira, 4 de abril de 2012

ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES


A cada período letivo os alunos da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes do Curso de Agronomia da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias do CCTA/UFCG Campus Pombal desenvolvem atividade prática com temas abordados na disciplina.

A turma é divida em grupos, os quais elaboram projetos sobre temas pré-definido a serem entregues valendo parte da primeira nota. O projeto compreendendo: Introdução, Revisão Bibliográfica, Metodologia e Cronograma de Execução é avaliado pelo professor, oportunidade em que sugestões ou possíveis alterações na metodologia são efetuadas.

Os temas sugeridos para o período letivo de 2012.1 foram: Germinação (temperaturas e substancias alelopáticas), Dormência, Vigor (osmocondicionamento), Armazenamento (crioconservação).

Mediante os temas propostos os seguintes projetos foram entregues:


1. GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE CENOURA EM DIFERENTES TEMPERATURAS
Equipe: Emanuel Abrantes Dantas; Francisco de Assis Pereira Júnior; Gabriel Dourado da Silva; Gilvanildo da Silva Lourenço e Isidro Patrício de Almeida Neto.


2. EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATOS DE FOLHAS JUREMA PRETA (Mimosa tenuiflora) e SEMENTES DE MARCELA (Achyrocline satureioides) SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE
Equipe: Damiana Salviano de Góis; Francisco Cássio Gomes Alvino; Francisco de Assis de Sousa; Késsia Régina M. de Oliveira e Maria Gilmara F. de Oliveira.


3. TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS EM SEMENTES DE Operculina macrocarpa (L.)
Equipe: Érica Carla; Maria Geane; Tádria Cristiane e Pedro Antônio.


4. CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE CEBOLINHA VISANDO A GERMINAÇÃO EM TEMPERATURAS ELEVADAS E CONDIÇÕES SALINAS
Equipe: Bruno Victor Lopes; Fablo Fernandes de Sousa; Francisco das Chagas Silva; Kelder José Alves de Oliveira e Rayane Oliveira Carneiro.


5. CRIOCONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE GERGELIM
Equipe: Emmanuel Moreira Pereira; Francisco Tadeu Dantas de Lima; Hamurábi Anízio Lins; Márlon Laynon de Andrade Ferreira e José Ricardo Tavares de Albuquerque.


No final do período, os grupos deverão entregar relatório em forma de artigo sobre os projetos desenvolvidos.


Mãos á obra e boa sorte a todos.

Nenhum comentário: