segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AGRONOMIA - PERÍODO 2010.2


        Mais um período letivo se inicia no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande. Estou com três disciplinas (Morfologia e Anatomia Vegetal; Produção e Tecnologia de Sementes e Análise de Sementes).
     Em abril de 2011, será realizada a 10ª Conferência da Sociedade Internacional de Ciência em Sementes que acontecerá em Salvador - Costa de Sauipe - BA.



        Foi sugerido aos alunos da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes o desenvolvimento de projetos com a finalidade de submeter resumos para publicação em tal evento. Para tanto, foi solicitado aos alunos que confeccionassem projetos científicos abordando os seguintes temas: Dormência, germinação e vigor de sementes. Foram entregue os seguintes projetos:
1. Embalagens altarnativas na conservação de sementes de alface (Equipe: Francisco Rômulo Formiga Medeiros; Kleber Hiarley Queiroga Figueiredo; José Formiga de Sá Júnior; Maria Aparecida de Sousa; Vicente de Paula Pires Queiroga)
2. Superação de dormência de sementes de pau-ferro. (Equipe: Franciso de Assis Pereira Junior; João Paulo Bezerra Cândido; José Maria do Nascimento).
3.Germinação de sementes de Anadenanthera macrocarpa (Benth.) osmocondionadas, submetidas à níveis de salinidade. (Equipe: Auderlan de Macena Pereira; Danilo Costa Ramalho; Edna Dantas Pereira; Eliamara Santana de Oliveira; Francisco Arcanjo de Albuquerque Neto).
4. Influência de diferentes substratos na germinação de sementes de Amburana cearensis (Allem.) A.C. Smith, submetidas à variação de temperatura. (Equipe: Claudio Ferreira Barreto; Mateus Cardoso da Costa Lages; Sanderley Emanuel Oliveira de Andrade; Sandro Leite de Azevedo; Tamires Tavares de Araújo).
     Os projetos serão avaliados e, quando necessário, adequações serão sugeridas. A condução dos projetos ficará sob a responsabilidade do grupo correspondente, o qual deverá montar o experimento, fazer as devidas avaliações, tabulação de dados, análise estatísticas dos dados obtidos e confecção do relatório final com o respectivo resumo a ser submetido ao à 10ª CSICS.
      Portanto, ao trabalho pessoall!

Nenhum comentário: