domingo, 12 de setembro de 2010

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE SEMENTES E MUDAS


A importância de um laboratório de sementes e mudas sempre foi inquestionável. No entanto, o marco evolutivo de seu destaque foi com a instituição da Lei de Proteção de cultivares, que protegeu os direitos da propriedade intelectual na área de melhoramento genético de espécies vagetais.
Com o desenvolvimento de cultivares mais produtivas e responsivas no campo, tornou-se imprescindível a profissionlaização do setor sementeiro, visando qualidade, e também a modernização da indústria de sementes, devido a competição estabelecida entre as empresas que se adequaram à mudaça e comportamento de mercado, onde o marketing e atendimento ao cliente ganharam importância fundamental.

As benesses advindas do programa de melhoramento transformaram a semente no véiculo transportador de toda a tecnologia agregada e exigiram mecanisnos mais intensos de aferição de sua qualidade, sendo assim necessário um suporte laboratorial integrado ao sistema de produção de sementes bem mais profícuo, provendo o apoio técnico para aprimoramento do produto e correções de falhas no processo de produção.

A semente tem sua qualidade avaliada por um conjunto, o somatório dos atributos genético, físico, fisiológico e sanitário, que são determinados pela análise de uma amostra representativa de um lote. A análise de sementes representa os procedimentos técnicos utilizados para avaliar a qualidade e a identidade da amostra.

Um laboratório de sementes, visto como o centro da verificação da qualidade, é uma unidade constituída e credenciada especificamente para proceder a análise e emitir o respectivo boletim. De acordo com a legislação pertinente, baseia-se nas Regras para Análise de Sementes (RAS), que se fundamentam na uniformidade dos procedimentos e especificam padrões para os diferentes métodos de análises empregados, assim como os tamanhos máximos para os lotes de sementes e o peso mínimo da amostra média ou submetida e da amostra de trabalho para os diferentes tipos de teste.

O Laboratório de Análise de Sementes e Mudas (LABASEM) do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande, criado em 2010, tem caráter didático, tendo por meta capacitar os alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Ambiental, nas técnicas de análise de sementes e mudas, por meio da realização de aulas práticas, desenvolvimento de projetos de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso, visando a publicação de trabalhos técnicos-científicos em eventos locais, regionais, nacionais ou internacionais, contribuindo dessa forma contribuir com o avanço da ciência em nosso país.

Dentre as disciplinas que o LABASEM pode dar aporte às aulas práticas, podemos destacar: Produção e Tecnologia de Sementes, Análise de Sementes, Patologia de Sementes, Horticulutra, Olericultura, Fruticultura, Grandes Culturas, Biologia e Controle de Plantas Daninhas, Fisiologia Vegetal, Morfologia e Anatomia Vegetal.

O LABASEM, após credenciamento junto aos órgãos competentes, poderá também contribuir realizando análise e emitindo laudos e boletins de análise com credibilidade e imparcialidade, buscando a melhoria contínua para atender de forma eficiente a demanda da região e satisfazer a necessidade da comunidade. Dentre as análises executadas, podemos destacar: Análise de Pureza Física, Exame de Sementes Nocivas, Teste de Germinação e Testes Adicionais (Determinação do Grau de Umidade, Exames de Sementes Infestadas e Teste de Uniformidade por Peneira).

Nenhum comentário: