terça-feira, 12 de abril de 2011

QUESTÃO PRÁTICA DE MATURAÇÃO DE SEMENTES



Aos alunos de PTS:

A maturidade fisiológica é alcançada quando as sementes exibem os valores máximos do poder germinativo, do vigor e do peso da matéria seca, apresentando, geralmente, aumento em tamanho e decréscimo no teor de água. O estudo da maturação objetiva justamente determinar, para cada espécie, como e quando ela é atingida, visando a máxima produção e qualidade das sementes.

Para facilitar essa determinação podem ser adotados parâmetros baseados nas modificações bioquímicas, morfológicas e fisiológicas dos frutos e das sementes de cada espécie que permitem inferir sobre o estádio de desenvolvimento do fruto e/ou semente, denominados índices de maturação.

Contudo, na prática, os aspectos externos do fruto são os melhores indicadores da época da colheita, destacando-se a coloração, odor, tamanho e textura.

Machaerium brasiliense, conhecida popularmente como pau-sangue, sapuva, entre outros, é uma espécie arbórea de ampla distribuição. Apesar de ser recomendada para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.

Guimarães e Barbosa (2007) realizaram um trabalho objetivando identificar a época adequada para a colheita de sementes de Machaerium brasiliense, principalmente com base na coloração dos frutos, como subsídio à sua utilização em programas de recuperação de áreas degradadas a partir da garantia da qualidade das sementes e mudas utilizadas.
Os resultados obtidos encontram-se nas figuras abaixo:


Figura 1. Frutos e sementes de Machaerium brasiliense nos quatro estádios de maturação definidos. Sendo 1 – fruto verde; 2 – fruto verde-amarronzado; 3 – verde com marrom-escuro e 4 – marrom.





Figura 2. Valores médios de índice de velocidade de germinação (IVG) obtido com sementes de Machaerium brasiliense, considerando três estágios de maturação. Obs. O IVG é um teste que avalia o vigor das sementes, através da velocidade em que estas sementes são capazes de emitirem as estruturas fundamentais e gerar um plântula normal.



Figura 3. Porcentagem de germinação das sementes de Machaerium brasiliense nos três estádios de maturação ao longo dos 60 dias de duração do experimento.

Pergunta-se:

a)    A coloração dos frutos de Machaerium brasiliense pode ser recomendada na prática como um índice visual passível de identificação da maturidade das sementes? Justifique.

b)    Qual o estádio mais apropriado para colheita dos frutos de Machaerium brasiliense? Baseado em que você alega ser este o melhor estádio de maturação das sementes?

c)    O índice tamanho de frutos pode ser um indicador de maturidade das sementes de Machaerium brasiliense? Justifique sua resposta:

d)    A matéria seca tem sido apontado como o melhor índice do estádio de maturação das sementes. O que leva a este índice ser destacado de grande importância na identificação da maturidade da semente?

Fonte: GUIMARÃES, D.M. e BARBOSA, J.M. Coloração dos Frutos como Índice de Maturação para Sementes de Machaerium brasiliense Vogel (Leguminosae – Fabaceae) Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 2, p. 567-569, jul. 2007

Nenhum comentário: